-
Arquitetos: elton_léniz
- Área: 223 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marcos Mendizabal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Não é fácil encontrar um terreno vazio em um bairro consolidado. Os clientes deste projeto já estavam procurando há algum tempo por uma oportunidade de um local que lhes permitisse construir sua casa neste bairro. O terreno que encontraram atendia perfeitamente à localização, embora fosse menor do que o necessário para o programa ideal proposto.
Essa condição nos levou a pensar que a melhor estratégia para liberar terreno e cumprir as restrições normativas era projetar um volume compacto em três níveis. Um primeiro nível é completamente subterrâneo e desenvolve espaços de estar, estudo e escritório do proprietário com ventilação e luz natural através de pátios. Um segundo piso, ao nível do terreno, a partir do qual se acessa e articulam os espaços sociais da casa, incluindo a cozinha e a área de serviços. Finalmente, um terceiro nível que concentra a privacidade e distribui todos os quartos da casa.
O volume é construído com base em um único material, concreto aparente com formas de tábuas de pinho de 4" que se expressam em todas as superfícies da massa exterior. O objeto completamente ortogonal é interrompido apenas por uma aba de concreto que se levanta para sinalizar o acesso e protegê-lo do sol e da chuva. Outros materiais, como a pedra, contribuem para o contraste e a nobreza no passo do tempo e das tendências. O uso de persianas nas fachadas leste e oeste permite a graduação da privacidade e da radiação solar. Por contraste e amabilidade com os sentidos, no interior predomina o uso da madeira como pavimento e revestimento, contribuindo para a acústica e para a atmosfera doméstica.